Notícia

Aposentados realizarão ato contra reforma da Previdência em São Paulo nesta quarta

Evento será para protestar contra a proposta apresentada pelo presidente Michel Temer.

A Força Sindical e o Sindicato Nacional dos Aposentados realizarão nesta quarta-feira,25, em São Paulo, das 9 às 13 horas, na rua do Carmo, na região central da Capital, um ato em defesa dos trabalhadores, dos aposentados e contra a Reforma da Previdência Social.

De acordo com as entidades, o evento será para protestar contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo presidente Michel Temer, que será votada este ano no Congresso Nacional, e poderá suprimir ou retirar direitos fundamentais garantidos na Constituição, como a implantação de idade mínima de 65 anos de idade para homens e mulheres (com mínimo de 25 anos de contribuição) para conquistar a aposentadoria; fim do acúmulo de aposentadorias e pensões por morte; desvinculação dos valores dos benefícios do salário mínimo, podendo um aposentador ganhar menos que o Piso Nacional, entre outras mudanças.

“Não podemos permitir que o governo promova uma reforma da Previdência, em que suprimirá direitos e tornará quase impossível conquistar uma aposentadoria minimamente decente” destacou Carlos Ortiz, presidente do Sindicato dos Aposentados.

A Força Sindical também repudia os termos da proposta pelo governo. Segundo Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e Deputado Federal, “se essa reforma passar comprometerá o futuro das próximas gerações”.

Na visão de Paulinho, "é importante que todos participem do evento para demonstrarmos ao governo toda a nossa insatisfação com as incoerências contidas na proposta apresentada, e para pressioná-lo a recuar de sua pretensão para que o bom-senso prevaleça. Afinal, essa história de, ao menor sinal de crise, jogar todo o ônus no costado dos trabalhadores tem de ter um fim. Entre as várias mudanças penosas para a classe trabalhadora que o texto traz, frisamos a definição da idade mínima de 65 anos – somada a um tempo determinado de contribuição – para efeito de aposentadoria e o fim do acúmulo de benefícios".

Para João Inocentini, presidente licenciado do Sindicato dos Aposentados, “será um grande ato de protesto frente às propostas absurdas que o governo está tentando enfiar goela abaixo do povo brasileiro”, indignou-se.

Fonte: Portal Previdência total.